Como gerar um CNPJ – Gerador de CNPJ

O CNPJ, ou o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um passo obrigatório que pessoas jurídicas e pessoas físicas que possuem atividades com lucro devem tomar antes de começar qualquer atividade lucrativa (como abrir empresas, por exemplo).

Esse cadastro tem o mesmo efeito que o CPF para as pessoas físicas. Ele é uma identificação da pessoa jurídica para a Receita Federal. O CNPJ engloba diversos dados como descrição da atividade, situação na Receita Federal, nome da empresa, endereço e a data de inicio da atividade econômica.

Como gerar um CNPJ para testes

Se você deseja realizar um teste em um site que exige o número de um CNPJ ou então deseja usar um CNPJ válido para realizar algum teste em um software que você esteja criando, use o nosso gerador de CNPJ abaixo, lembrando que esse é um CNPJ de testes o uso dele é de sua inteira responsabilidade, não utilize esse número de CNPJ criado para fins ilegais.


Qual é o processo para criar um CNPJ?

Antes de dar entrada ao processo de geração do CNPJ é importante definir algumas características da pessoa jurídica que será cadastrada, ou seja, com qual finalidade a pessoa jurídica vai atuar.

Além disso, também é importante definir o formato dessa PJ, se ela vai ser um representante comercial, um consultor regime PJ, ou uma empresa.

Também é necessário escolher qual é o tipo de CPNJ mais adequado para a seu futuro uso. Os tipos de cadastro no Brasil são:

  1. Empresário individual
  2. Sociedade Anônima (S/A)
  3. Sociedade Individual
  4. Micro empreendedor individual (MEI)
  5. Sociedade limitada (LTDA)

Será necessário também decidir o regime tributário no qual a PJ se enquadrará. As opções no Brasil são as seguintes:

  1. Lucro Real
  2. Lucro Presumido
  3. Simples Nacional

Feito isso, o processo consiste nos seguintes passos:

  1. Criar o Contrato Social, ou o requerimento do contrato

No contrato social você terá de definir o tipo de empresa e tributação, terá de descrever os sócios e fechar o primeiro capital social.

  1. Analisar e registrar a pessoa jurídica em uma entidade de classe (em que área ela vai atuar).
  2. Registrar a pessoa jurídica na Junta Comercial, ou cartório de títulos.
  3. Registrar a pessoa jurídica na Receita Federal.
  4. Registrar a pessoa jurídica no Estado de atuação.
  5. Registrar a pessoa jurídica no Município de atuação.

Recomenda-se fazer todo esse processo juntamente com um escritório de contabilidade especializado, já que a solicitação vai ter de passar por aprovação em várias instâncias. Estima-se que a geração de um CNPJ demore cerca de três meses dependendo da cidade. A assistência de um contador pode acelerar e facilitar o processo.

Custos

Antes de abrir uma empresa é preciso avaliar todos os custos que isso impõe. Locar um espaço de trabalho, infraestrutura para desenvolver e operar as atividades, os custos tributários, o capital inicial e os funcionários são gastos essenciais e devem ser levados em consideração antes de dar início ao processo.

2 Comentários

  1. Manoel Lerandro 25 de abril de 2016 / 13:09

    como fazer para ser um Micro empreedendor

  2. Audilene 5 de julho de 2016 / 22:49

    consultar se o meu nome esta limpo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *