Consultar o CPF Grátis

Dicas de Como Consultar CPF Grátis

Muitas pessoas buscam por uma maneira de consultar seu CPF no SPC e Serasa gratuitamente pela internet. Bem, se essa for a sua intenção saiba que não há como fazer uma consulta ao SPC ou ao Serasa de forma gratuita pela internet. Isso porque o SPC e Serasa são órgão privados que não disponibilizam as informações de seu banco de dados publicamente, até mesmo para sua segurança. Esse tipo de consulta é restrita as empresas conveniadas ao SPC e Serasa e que pagam uma taxa mensal ou um valor por consulta. 

A única consulta ao CPF online que é gratuita é através do site da Receita Federal, mas é importante saber que esse tipo de consulta serve apenas como comprovação de entrega da declaração do imposto de renda do exercício anterior. Isso quer dizer que a consulta de CPF na Receita Federal não serve para você saber se seu nome consta no cadastro do SPC ou Serasa e se possui alguma pendência ou restrição financeira em seu nome. Para consultar seu CPF na Receita basta acessar o site através do link: www.receita.fazenda.gov.br

Para consultar seu CPF gratuitamente no SPC ou Serasa, você deve comparecer pessoalmente a um dos pontos de atendimento do SPC, Serasa ou na CDL de sua cidade, munido com um documento de identificação (Identidade, Carteira de Trabalho, CNH, Passaporte e etc.) e com o seu CPF.

Caso você não possa comparecer pessoalmente, também existe a possibilidade de uma pessoa ir em seu lugar. Neste caso a pessoa deve comparecer com os documentos pessoais dela, com os seus documentos já citados anteriormente (Documento de identificação e CPF) e com uma procuração em nome dessa pessoa e assinado por você. É importante saber que a procuração deve ser reconhecida em cartório e seguir o modelo padrão.

Outra opção é entrar em contato com um dos postos de atendimento do SPC, Serasa e CDL e solicitar a consulta do CPF via Carta AR, para essa modalidade você deve enviar a um dos postos de atendimento um requerimento de consulta devidamente reconhecido em cartório, com uma cópia autenticada de sua identidade e CPF.

Também existe a possibilidade de consultar o CPF no SPC ou Serasa pela internet, mas os sites que disponibilizam esse serviço cobram uma pequena taxa.  Porém, é preciso tomar muito cuidado com esse tipo de empresa, pois cobram pagamento antecipado pelo serviço e muitos não dão garantia nenhuma de que irão fazer a consulta. Claro que existem as empresas honestas que oferecem esse serviço, muitas utilizam o PagSeguro como forma de pagamento, o importante é buscar por referências antes de contratar o serviço.

 Em fim, com essas dicas de como realizar uma consulta de CPF você poderá saber se há algum tipo de pendência financeira em seu nome e com isso dar o primeiro passo para limpa-lo, que é tomar conhecimento de suas dívidas.

Dicas de Como Fazer uma Consulta ao SPC pela Internet

O SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, é uma empresa de tecnologia vinculada a CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, para processar e armazenar todas as operações de créditos realizadas pelas empresas associadas.

O SPC garante maior segurança na proteção ao crédito do comércio, pois uma vez que um consumidor deixou de pagar corretamente suas contas, seu nome é lançado no banco de dados do SPC. Desse modo o comerciante, antes de abrir um crediário ou qualquer outra tipo de conta ao consumidor, deve fazer uma consulta ao SPC por meio do CPF do consumidor, caso o nome conste no banco de dados do SPC o comerciante saberá que se trata de um mau pagador e não vai conceder o crédito.

Existem várias maneiras para o consumidor fazer uma consulta ao SPC e saber se há algum tipo de restrição ou pendência financeira lançada em seu CPF. Para fazer uma consulta ao SPC gratuita a única maneira é comparecendo em uma das agências do SPC ou da CNDL de sua cidade ou da cidade mais próxima, munido de um documento de identificação (RG, CNH...) e de seu CPF.

Outra maneira de fazer uma consulta ao SPC é através da internet. Hoje já existem diversos empresas online que realizam a consulta de seu CPF mediante o pagamento de uma pequena taxa. Não existe empresa na internet que disponibilize esse serviço gratuitamente, pois o serviço é restrito aos estabelecimentos que pagam taxas mensais e por consulta ao SPC e essas taxas são repassadas aos consumidores que desejam fazer a consulta de seu CPF.

A grande maioria dos sites funciona da seguinte maneira, você deve acessar o site e realizar um cadastro gratuito, depois do cadastro você escolhe uma das opções de consulta disponíveis e observa o valor da consulta. Depois é só comprar os créditos no site para que sua consulta seja realizada. O valor varia entre R$ 2,50 a R$ 20,00 e isso depende do tipo de consulta que você pretende realizar. Os créditos muitas vezes podem ser pagos com os Principais Cartões de Crédito, Boleto Bancário, Transferência Bancária e através de sites que garantem a compra como Pag Seguro e Mercado Pago. Feito o pagamento da taxa, em questão de 5 a 10 min aparecerá o resultado da consulta na sua conta do site. Um site seguro para realizar uma consulta no SPC é o Brasil Consultas (www.brasilconsultas.com.br).

No entanto, lembre-se que antes de realizar uma consulta ao SPC pela internet você deve procurar referências sobre o site. Jamais caia na tentação de realizar a consulta gratuita pela internet e nem deposite dinheiro na conta de uma pessoa estranha para que ela faça a consulta e depois te mande o resultado via e-mail, pois certamente cairá em algum golpe. Mais uma dica, muitos sites anunciam que conseguem tirar seu nome do SPC ou Serasa sem precisar pagar a dívida, Cuidado isso é mais um golpe, pois a única maneira de tirar seu nome do banco de dados dessas instituições é mediante o pagamento da dívida.

0 comentários:

Postar um comentário